Soluções e Serviços
Soluções e serviços (Interno)
Soluções e serviços
Conte com a gente para criação do seu portal, intranet, sistema, aplicativo e para consultorias.
Liferay Community
Suporte e sustentação da plataforma Liferay Community Edition
- Garantia de estabilidade de longo prazo do software;
- Aplicação de upgrades, patches e hotfixes regulares;
- Manutenções e reparos da plataforma;
- Suporte via web e telefone.
Apoio a infraestrutura dos ambientes Liferay Community Edition
- Garantia de disponibilidade de informações e serviços;
- Apoio no gerenciamento e manutenção dos serviços e soluções integradas ao portal/aplicativo;
- Atualização de ferramentas necessárias à manutenção de serviços na plataforma;
- Uso de métricas e indicadores para avaliação periódica a saúde de aplicações da infraestrutura do ambiente para medir índices de falhas, performance e disponibilidade;
- Análise e diagnóstico de causas raízes de problemas de infraestrutura do ambiente;
- Propostas de rotinas de backup, de monitoramento e de otimizações de desempenho em banco de dados, sistemas operacionais, servidores de aplicação, mapas, índices, redes, balanceadores, storage, entre outros;
- Scripts para automação de atividades, integrações e
- relatórios;
- Integração com serviços de autenticação.
Design
Arquitetura da Informação
- Análises de dados disponibilizados pelo cliente ou de produtos já em funcionamento a fim de identificar informações cruciais para a organização da estrutura de páginas e conteúdos do projeto. Pode envolver tarefas como:
- Briefing;
- Dinâmicas com usuários;
- Estudo de similares;
- Análise heurística;
- Análise de estatísticas de uso;
- Análise do inventário atual e métricas de conteúdo.
- Definição de uma nova estrutura de navegação e categorização dos conteúdos, com objetivo de aprimorar a usabilidade do portal/aplicativo.
Arquitetura de Participação
- Levantamento das ações e interações dos usuários responsáveis pelo uso, pela administração do conteúdo e pela gestão do portal/aplicativo baseado nos resultados obtidos pela arquitetura da informação;
- Definição de perfis, permissões e fluxos de trabalho adequados para cada papel de usuário estabelecido.
Avaliação e definição da experiência dos usuários
- Estudo de fatores visuais, culturais e cognitivos associados à interpretação e posicionamento atual das informações direcionadas ao usuário final do portal/aplicativo. Envolve tarefas como:
- Pesquisa de campo e entrevistas com usuários;
- Definição de personas e user stories;
- Realização de dinâmicas de jornada de experiência e testes com o usuário;
- Criação de wireframes.
- Comparação sistemática entre informações levantadas sobre a linguagem atual e o público utilizador, visando levantar e alinhar as necessidades mais evidentes com os aspectos desejados para aprimorar a apresentação de informações no portal/aplicativo;
- Relatório com a análise de experiência do usuário no portal/aplicativo, apresentando uma relação de pontos fortes e problemas identificados, que acompanha sugestões a serem adotadas no projeto.
Projeto de interface gráfica adaptativa
- Composição dos elementos visuais de interação, navegação e comunicação do portal/aplicativo baseados em princípios de UX (User Experience) e UI (User Interface) Design de forma a criar ou evoluir uma identidade visual customizada compatível com computadores e dispositivos móveis;
- Propostas visuais de alta fidelidade adaptativas, dinâmicas e interativas;
- Especificação de Guia de Estilos.
Desenvolvimento
Implantação do Design da Informação e das arquiteturas
- Implantação da interface gráfica adaptativa do portal/sistema/aplicativo;
- Implantação e configuração de páginas, papéis de usuário, permissões, fluxos de aprovações, grupos de usuários e aplicativos padrões que foram definidos em serviços anteriores.
Criação, customização, adaptação e evolução de portlets no Liferay Community Edition
- Desenvolvimento de portlets (aplicativos web que compõem o portal) e outros componentes que possam ser utilizados no site. Podendo envolver tarefas como:
- Criação de visualizações, regras de negócio, preferências, APIs de configuração e modelos de exibição do portlet;
- Criação e customização de buscas, plugins, serviços ou aplicações que consomem serviços e endpoints externos;
- Modificação e customização de comportamentos nativos e de propriedades do portal.
- Incorporação sistemas corporativos ao portal por meio de aplicações utilizando recursos de integração.
Migração
Migração de conteúdos sob demanda
- Migração de conteúdo (imagens, arquivos, conteúdos textuais, etc) da plataforma atual de provimento de conteúdo para a plataforma Liferay Community Edition;
- Elaboração da documentação técnica para garantir a transferência de conhecimento e continuidade dos serviços;
- Desenvolvimento de aplicações para automatização da migração do conteúdo.
Comunicação
Apoio ao setor de comunicação sob demanda
- Estruturação de estratégias de comunicação para entender, documentar, gerenciar, articular e acompanhar plenamente as necessidades do contratante, com o objetivo de transformá-la em um produto/demanda ou serviço especificado com qualidade. Podendo envolver tarefas como:
- Planejamento e elaboração de avaliação de percepção de imagem com os públicos de relacionamento, visando à identificação de assuntos sensíveis, tendências e percepções sobre o contratante;
- Identificação de jornalistas e outros formadores de opinião que influenciam as percepções do cidadão e produzem informações sobre o contratante.
- Elaboração, publicação e monitoramento de ações institucionais para relacionamento com público externo das redes sociais;
- Edição e editoração de imagens e vídeos;
- Atendimento à imprensa.
Infraestrutura
Customização, alteração e modelagem de banco de dados
- Instalação do serviço de banco de dados;
- Criação e configuração banco de dados;
- Criação de modelo de dados;
- Criação de scripts;
- Backup ou restauração de dados.
Serviço de Apoio à Infraestrutura dos ambientes Liferay Community Edition
- Mapear arquitetura de Infraestrutura atual
- Realizar proposta de arquitetura de referência
- Documentar arquitetura definida
- Realizar análise de serviços inoperantes
- Realizar solicitação de correção nos serviços
- Realizar ajustes de configurações na ferramenta
- Realizar integração com serviços de autenticação
- Realizar proposta de otimização do sistema operacional
- Realizar proposta de otimização do servidor de aplicação
- Realizar proposta de otimização dos serviços de integração
- Realizar proposta de otimização do banco de dados
- Realizar proposta de otimização da storage
- Realizar proposta de otimização da redes / balanceador
- Realizar proposta de rotina de backup
- Realizar teste de stress e performance